Cartão de Visita

Entregar um cartão de visita a alguém é uma maneira de dizer que seu negócio ou serviço existe. Não tenha vergonha de entregá-lo a alguém, pode ter certeza que ele pode ser útil.
A entrega de cartões de visita é uma atividade bem antiga. Algumas pesquisas mostram que na China do século XV os cartões já eram utilizados.
Porém, os dados conclusivos que se tem é que na França do século XVII, durante o reinado de Louis XIV, as cartas de baralho eram utilizadas como cartões de visita. Escreviam-se as informações necessárias para encontrar alguém.


Certo dia uma pessoa acometida de uma ideia arrebatadora colocaria fim ao desfalque das cartas de baralho. E, utilizando o mesmo molde da carta, criou um pedaço de papel com a mesma finalidade que tinham as cartas de baralho “de visita”. Surgiam assim os primeiros cartões de visita, que eram utilizados apenas pelos nobres, significava status.

Os ingleses foram os precursores do cartão comercial ou tradecards, antecessores do cartão de visita como conhecemos hoje. Utilizados em toda Inglaterra, os cartões comerciais serviam como forma divulgação, em seu conteúdo havia mapas que orientavam aos interessados como chegar às lojas, na época, não havia nenhum sistema formal de nome ou numeração das ruas. Devido às poucas formas de publicidade da época, a popularidade dos cartões comerciais só crescia. Era a maneira mais fácil de divulgação.

A impressão destes cartões era um capítulo a parte. Nada de impressoras modernas que vemos hoje que fazem milhares de cópias em segundos, era um verdadeiro processo artesanal. Os primeiros cartões comerciais foram impressos pelo método da xilografia – técnica na qual se utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução, ou Letterpress – método onde se aplica a tinta em uma superfície em relevo e pressiona o papel.

Até o século XVIII, o método Copperplate – folhas de cobre que são gravadas, recebem a tinta e, depois, têm papel laminado sobre elas para produzir uma cópia – era o mais popular. Um pouco antes do século XIX, os cartões comerciais eram feitos em monotones ou com simples tintura. Os cartões comerciais coloridos começaram a serem produzidos por volta de 1830, com a litografia – técnica de gravura feita em uma matriz de pedra calcária com lápis gorduroso.

Houve uma queda no Tradecard no início do século XIX, com aumento significativo das máquinas. Além disso, nesta época, os jornais e as revistas já estavam com uma tiragem maior e mais pessoas tinham acesso.
A Côrte Francesa, ainda no século XIX, passou a utilizar o cartão de visita, difundindo para o restante da Europa e Estados Unidos. Os cartões de visita ganharam um ar de requinte com a inclusão de ornamentos gravados e brasões. Os cartões de visita ou telefônicos passaram a ser um artigo indispensável dos nobres deste século.

Passarão os séculos e os cartões de visita nunca perderão a sua utilidade. Se você quer divulgar o seu serviço ou negócio, sempre tenha um em mãos, pode ter certeza que ele será útil.